Fonte [Baixaki Jogos]
Meu jogo está preto e branco. E agora?
Com a facilidade de se puxar jogos pela Internet, muitas Pessoas estão tendo essa dúvida: Por Que a Tela Do Jogo Fica Cortada Na Minha Tv e As Vezes Alguns Jogos Ficam Em Preto Em Branco?
Mas por que fica preto e branco?
NTSC (/U ou /J) = Padrão de cor de jogos Americanos e Asiáticos;
PAL = Padrão de cor de jogos Europeus;
PAL-M = Padrão de cor usado no Brasil, incompatível com PAL e NTSC (não existem jogos em PAL-M)
O padrão de imagem NTSC, PAL-M e PAL, constrói a imagem (em preto e branco da mesma forma), com exceção que o padrão NTSC e PAL-M, geralmente, atualizam a tela a 60Hz e o PAL a 50Hz. Outra diferença é que o padrão NTSC constrói a imagem utilizando 480 linhas, já o padrão PAL constrói a imagem utilizando 578 linhas (isso mesmo, a imagem do padrão PAL é maior que a do padrão NTSC e PAL-M).
O padrão de cor é que diferencia, pois é enviado numa banda diferente e seguindo o padrão de cada região. Por isso que se o televisor só aceitar PAL-M, ao colocar um jogo NTSC, ele ficará preto e branco com a imagem limpa.
Se o televisor aceitar NTSC, e o jogo for europeu (PAL), então o jogo ficará preto e branco também, mas você poderá notar uma leve tendência a uma coloração, como roxo(ou lilás) por exemplo. E a imagem não caberá toda na tela.
Como resolvo esse problema?
1. A forma mais fácil e eficaz é instalando um Chip Matrix Infinity Original no PS2. Entre na tela de SETUP (reset, segurando o triângulo e bola), e deixe a primeira opção: COLOR, e a segunda OFF. O Chip forçará a saída NTSC do console. As opções PAL /PAL60 e NTSC também podem ser tentadas, os resultados dependem do televisor. (mais detalhes, consultem o Tutorial de uso do Matrix no Fórum: z11.invisionfree.com/ComunidadePS2/index.php?showtopic=7 );
Outros Modchips, como o Thunder Pro II e o DMS3/4, também possuem conversor de cores. Consultem o manual dos respectivos Chips.
Obs.: Com alguns clones do Chip Matrix esse processo pode não funcionar.
2. Procure baixar (ou comprar) a versão americana (ou japonesa) do jogo; Alguns jogos Europeus possuem seletor de freqüência PAL/NTSC ou 50/60 Hertz (Hz), antes da abertura do jogo. Selecionem NTSC/60Hz.
3. Há programas que fazem essa conversão a partir da imagem. (Ex.: PS2 V-Fix)
Ou seja: você precisará gravar a imagem do jogo no computador, e então utilizar esse programa de conversão. E depois gravar o disco para poder utilizá-lo no PS2.
Tutorial: z11.invisionfree.com/ComunidadePS2/index.php?showtopic=118)
4. Se sua TV tiver apenas o sistema Pal-M (Brasileiro) a solução poderá ser usar um aparelho chamado Transcoder NTSC P/ PAL-M. É vendido em lojas de acessórios de Vídeo-Games.
5. Existe um programa chamado Xplorer para o PS2. Seu Chip precisa aceitar Swap (troca) para que esse programa funcione.
6. Se sua TV tiver as entradas de Vídeo Componente, compre os cabos de Vídeo Componente para o PS2 e instale-os. Terá que configurar o PS2 nas opções dele.
PROBLEMAS COM DIMENSIONAMENTO DA TELA
(Imagem esticada/cortada)
Esse problema ocorre quando reproduzimos um jogo PAL em uma TV NTSC. Usuários do Chip Matrix podem resolver esse problema mudando a opção PS2 SCREEN FIX para PAL, PAL60 ou NTSC (a escolha dependerá das características da TV). Em seguida, vá em Y SCREEN FIX :
AUTO : Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos, pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente, como descrito abaixo:
-20 a +20 : Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos movem a tela pra baixo e valores negativos movem a tela pra cima;
O Chip Thunder Pro II também possui esse recurso. Consultem o manual do Chip.
Outra alternativa é usar o programa PS2 Pal2Ntsc V-Fix, caso não tenham um Chip que converta cores.
Vale lembrar que o Fix de correção de tela, tanto via ModChip quanto pelo programa, pode não funcionar em determinados jogos.
COMO SABER SE UM JOGO É PAL OU NTSC?
Há alguns procedimentos que ajudam a reconhecer o sistema de cor de jogos. De posse do disco do jogo, coloque-o no drive do PC e abra o conteúdo. Haverá vários arquivos, dentre eles um grande, que pode ser:
SLUS, SCUS, SLPM, SLKA, SLPS, SCKA = O jogo é NTSC
SCES, SLES = O jogo é PAL
Outra dica: Ainda com o disco no drive, abra o Bloco de Notas (NotePad) do Windows, vá em Arquivo, Abrir e em Arquivos do tipo: peça pra mostrar Todos os arquivos. Vá até o drive onde está o jogo e abra o arquivo SYSTEM. Na linha VMODE estará a indicação do sistema do jogo.
Caso queira saber o sistema de cor a partir da Imagem ISO, utilize um Drive Virtual, como os presentes nos programas de gravação ou com o Daemon Tools. O processo é o mesmo descrito acima.
Esses procedimentos são inválidos caso o jogo tenha recebido algum Patch de cor.
Meu jogo está preto e branco. E agora?
Com a facilidade de se puxar jogos pela Internet, muitas Pessoas estão tendo essa dúvida: Por Que a Tela Do Jogo Fica Cortada Na Minha Tv e As Vezes Alguns Jogos Ficam Em Preto Em Branco?
Mas por que fica preto e branco?
NTSC (/U ou /J) = Padrão de cor de jogos Americanos e Asiáticos;
PAL = Padrão de cor de jogos Europeus;
PAL-M = Padrão de cor usado no Brasil, incompatível com PAL e NTSC (não existem jogos em PAL-M)
O padrão de imagem NTSC, PAL-M e PAL, constrói a imagem (em preto e branco da mesma forma), com exceção que o padrão NTSC e PAL-M, geralmente, atualizam a tela a 60Hz e o PAL a 50Hz. Outra diferença é que o padrão NTSC constrói a imagem utilizando 480 linhas, já o padrão PAL constrói a imagem utilizando 578 linhas (isso mesmo, a imagem do padrão PAL é maior que a do padrão NTSC e PAL-M).
O padrão de cor é que diferencia, pois é enviado numa banda diferente e seguindo o padrão de cada região. Por isso que se o televisor só aceitar PAL-M, ao colocar um jogo NTSC, ele ficará preto e branco com a imagem limpa.
Se o televisor aceitar NTSC, e o jogo for europeu (PAL), então o jogo ficará preto e branco também, mas você poderá notar uma leve tendência a uma coloração, como roxo(ou lilás) por exemplo. E a imagem não caberá toda na tela.
Como resolvo esse problema?
1. A forma mais fácil e eficaz é instalando um Chip Matrix Infinity Original no PS2. Entre na tela de SETUP (reset, segurando o triângulo e bola), e deixe a primeira opção: COLOR, e a segunda OFF. O Chip forçará a saída NTSC do console. As opções PAL /PAL60 e NTSC também podem ser tentadas, os resultados dependem do televisor. (mais detalhes, consultem o Tutorial de uso do Matrix no Fórum: z11.invisionfree.com/ComunidadePS2/index.php?showtopic=7 );
Outros Modchips, como o Thunder Pro II e o DMS3/4, também possuem conversor de cores. Consultem o manual dos respectivos Chips.
Obs.: Com alguns clones do Chip Matrix esse processo pode não funcionar.
2. Procure baixar (ou comprar) a versão americana (ou japonesa) do jogo; Alguns jogos Europeus possuem seletor de freqüência PAL/NTSC ou 50/60 Hertz (Hz), antes da abertura do jogo. Selecionem NTSC/60Hz.
3. Há programas que fazem essa conversão a partir da imagem. (Ex.: PS2 V-Fix)
Ou seja: você precisará gravar a imagem do jogo no computador, e então utilizar esse programa de conversão. E depois gravar o disco para poder utilizá-lo no PS2.
Tutorial: z11.invisionfree.com/ComunidadePS2/index.php?showtopic=118)
4. Se sua TV tiver apenas o sistema Pal-M (Brasileiro) a solução poderá ser usar um aparelho chamado Transcoder NTSC P/ PAL-M. É vendido em lojas de acessórios de Vídeo-Games.
5. Existe um programa chamado Xplorer para o PS2. Seu Chip precisa aceitar Swap (troca) para que esse programa funcione.
6. Se sua TV tiver as entradas de Vídeo Componente, compre os cabos de Vídeo Componente para o PS2 e instale-os. Terá que configurar o PS2 nas opções dele.
PROBLEMAS COM DIMENSIONAMENTO DA TELA
(Imagem esticada/cortada)
Esse problema ocorre quando reproduzimos um jogo PAL em uma TV NTSC. Usuários do Chip Matrix podem resolver esse problema mudando a opção PS2 SCREEN FIX para PAL, PAL60 ou NTSC (a escolha dependerá das características da TV). Em seguida, vá em Y SCREEN FIX :
AUTO : Habilita a função deixando a imagem centralizada na tela. Em alguns casos, pode ser melhor fazer esse ajuste manualmente, como descrito abaixo:
-20 a +20 : Ajusta manualmente a posição na tela. Valores positivos movem a tela pra baixo e valores negativos movem a tela pra cima;
O Chip Thunder Pro II também possui esse recurso. Consultem o manual do Chip.
Outra alternativa é usar o programa PS2 Pal2Ntsc V-Fix, caso não tenham um Chip que converta cores.
Vale lembrar que o Fix de correção de tela, tanto via ModChip quanto pelo programa, pode não funcionar em determinados jogos.
COMO SABER SE UM JOGO É PAL OU NTSC?
Há alguns procedimentos que ajudam a reconhecer o sistema de cor de jogos. De posse do disco do jogo, coloque-o no drive do PC e abra o conteúdo. Haverá vários arquivos, dentre eles um grande, que pode ser:
SLUS, SCUS, SLPM, SLKA, SLPS, SCKA = O jogo é NTSC
SCES, SLES = O jogo é PAL
Outra dica: Ainda com o disco no drive, abra o Bloco de Notas (NotePad) do Windows, vá em Arquivo, Abrir e em Arquivos do tipo: peça pra mostrar Todos os arquivos. Vá até o drive onde está o jogo e abra o arquivo SYSTEM. Na linha VMODE estará a indicação do sistema do jogo.
Caso queira saber o sistema de cor a partir da Imagem ISO, utilize um Drive Virtual, como os presentes nos programas de gravação ou com o Daemon Tools. O processo é o mesmo descrito acima.
Esses procedimentos são inválidos caso o jogo tenha recebido algum Patch de cor.
Muito obrigada!! salvou meu jogo!! tava difícil jogar com a tela fora do lugar!!
ResponderExcluirSe eu comprar um Ps2 versão 90006 que é 50Hz eu vou conseguir rodar ele normal aqui no Brasil? mesmo o padrão do Brasil sendo 60hz?
ResponderExcluirsalvou minha vida obrigado.
ResponderExcluirMano como fui tentar fazer um jogo de mortal Kombat margedom pega agora nem o Hulk e nem o GTA San Andreas que pega mais porque fui muda de SLUS pra SLES
ResponderExcluirComo faço pra volta alguém sabe me dizer como
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